Nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, realizou-se, o Primeiro Encontro dos Projetos Diaconais apoiados pela Fundação Luterana de Diaconia - FLD. A pauta do encontro foi extensa e importante para todos os projetos participantes. Na oportunidade realizamos o monitoramento das ações dos projetos em vários âmbitos, como comunicação, relações internas, comunitárias, paroquiais, sinodais, nacionais, elencando pontos positivos, dificuldades e ações que ajudem a minimizar as dificuldades e desafios de cada projeto e instituição.
As experiências de projetos exitosos expostos no encontro serviram de estimulo aos projetos que estão iniciando suas ações, além de ser parâmetro para os passos futuros.
Apresentação da campanha contra o agrotóxico e a favor da vida pela assessora de Projetos, Juliana da FLD |
A sustentabilidade dos projetos sociais foi outro tema de suma importância. Esta é a capacidade de uma organização para manter o valor social de seu trabalho de forma duradoura. Para melhor visualizar Dezir – Assessor Administrativo da FLD nos falou do tripé da sustentabilidade das organizações sociais, que engloba: SÓCIO-POLÍTICO: Vínculos com sociedade, Vida associativa, Modelo de governança & gestão, Credibilidade; TÉCNICO-GERENCIAL: Processos e ferramentas de gestão, Perfil e qualificação da equipe técnica, Sistema de PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação), Metodologia de trabalho, Produção e difusão de conhecimento; FINANCEIRA: Mobilização de recursos, Racionalização no uso de recursos, Geração de recursos próprios, Gestão administrativa e financeira, Prestação de contas. Percebemos que um dos fatores da sustentabilidade é o econômico e que, se os demais fatores forem gerenciados de forma séria, poderemos atingir a sustentabilidade.
Roseli, apresentando as ações do PROASA |
O lançamento da campanha “contra os agrotóxicos e a favor da vida” foi realizado no segundo dia, e juntamente apresentou-se o Projeto de Agroecologia do Sínodo da Amazônia que atua na região central do estado de Rondônia como uma alternativa de agricultura sustentável e livre destes contaminantes que dizimam a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário