Nos dias 2 e 3 de agosto de 2011 tivemos a visita da Juliana Mazurana, Assessora de Projetos da Fundação Luterana de Diaconia que presta acompanhamento na execução do Projeto de Agroecologia do Sínodo da Amazônia e é responsável pela gestão administrativo-financeira dos recursos provindos da EED Evangelischer Entwicklungsdienst (Ajuda das Igrejas Evangélicas da Alemanha para o Desenvolvimento) e pelo repasse ao projeto PROASA.
Tomate da Izilda |
Foi uma visita muito boa, além de conhecer a região, fomos até duas famílias acompanhadas pelo PROASA em Espigão do Oeste, as quais nos receberam com entusiasmo e alegria, mostrando os resultados obtidos em pouco tempo de acompanhamento. Na propriedade da Sra. Izilda Fronholz, visitamos a horta, diversificada, com alface, repolho, tomate, vagem, beterraba. Ela com muito orgulho nos contou como recuperou algumas plantas de tomate que estavam com ferrugem, e com as folhas inferiores enroladas, ela disse: “triturei cascas de ovos e joguei nas plantas, joguei biofertilizante no chão e nas folhas e os pés de tomate que estavam amarelos agora estão assim, verdes e carregados de frutos”.
Na propriedade do Sr. Josias e da Sra. Alice Tech, a alegria estava estampada no rosto deles. Alice nos falou com orgulho: “fizemos 300,00 reais em só em abóbora verde no último mês”. Esta afirmação nos remete a importância deste trabalho e deste projeto, que com coisas simples está levando esperança ás famílias e elas estão acreditando e colocando em pratica tudo que aprenderam.
Aboboras que renderam R$ 300,00 |
Para nós do PROASA a visita da Juliana foi de uma importância indescritível, pois além de ver as atividades que estão sendo feitas, ela pode também sentir a importância deste Projeto para o Sínodo e principalmente, para as famílias envolvidas. “As orientações técnicas são simples, mas as famílias aceitam e colocam em pratica todas elas e com muita satisfação mostram os resultados”. PROASA – a serviço da vida digna.
Fátima e Juliana |
Ainda no mesmo dia 2, em Cacoal, visitamos o Sr. Antônio e Sra. Fatima Custódio, família do Projeto Terra Sem Males, que com muito orgulho mostrou sua propriedade, as riquezas da Amazônia e as praticas agroecológicas da propriedade.
No dia 3 fomos até Ji-Paraná onde fizemos uma conversa com o Projeto Pe. Ezequiel parceiro do PROASA na defesa e implementação da agroecologia na Amazônia.
Juliana com José Aparecido coordenador do Projeto Pe. Ezequiel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário