sexta-feira, 24 de junho de 2011

Grupo de Espigão do Oeste faz Biofertilizante e compostagem

O grupo de familias do Espigão do Oeste reuniu-se no dia 26 de maio de 2011 para fazer praticas de bioferilizante e compostagem. O Biofertilizante foi feito a partir da receita de uma apostila, veja abaixo os componentes básicos. Lembrando sempre que tudos os ingredientes devem vir de dentro da propriedade, o que garante um custo reduzido e o aproveitamento dos insumos locais.

Biofertilizante 
. 40 kilos de esterco fresco de bovinos
. 100 litros de água
. 10 litros de garapa ou 5 kg de açúcar
. 5 litros de leite ou soro
. 4 kg de cinzas
. ervas de cheiro forte
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes em recipiente plástico (tambor), e deixar fermentar por um mês. Mexendo uma vez por dia. Para aplicar como adubo diluir em 2/3 de água e regar os pés das plantas. Para pulverizar nas folhas usar uma concentração de 3 a 5%. Deixar sempre um pedaço de testemunha para observar o resultado.
A compostagem foi feita da mesma forma, isto é, usou-se palha de café, folhas de mangueiras, esterco bovino, capim seco, podendo ainda ser incrementado com folhas e troncos da bananeira, cinza, casca de ovo e outros produtos da propriedade. Sendo assim composta: inicia-se com uma camada de palha, de 20 centimetros, logo após coloca-se uma camada de 5 centimetros de esterco, mais uma camada de palha e outra de esterco. Porém o que não podemos esquecer é de molhar, isto é, toda camada feita deve ser molhada. Faz-se a pilha de compostagem, mantendo sempre uma umidade que favoreça a decomposição.
Para não perder todo trabalho e manter uma temporatura adequada na pilha de composto, é preciso verificar a temperatura. Como podemos fazer isso? a maneira mais simples é colocando um vergalhão de ferro no meio da pilha de composto, deixando por uns 5 minutos, após este tempo retira-se o vergalhão e coloca a mão na parte que estava dentro do composto. Se conseguires segurar está numa temperatura boa, se não conseguires segurar, revire imediatamente o composto.
Para agilizar a decomposição podemos revirar o composto a cada 10 ou 15 dias. Ainda pode-se incluir o bocachi ou o EM, porém são praticas que veremos mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário